PolíticaSaúde

Bolsonaro é afastado das atividades por um mês e seguirá em repouso absoluto por orientação médica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguirá afastado de suas atividades públicas durante todo o mês de julho. A decisão foi tomada por recomendação médica, em razão do agravamento de seu estado de saúde, incluindo um quadro de pneumonia, crises persistentes de soluços e vômitos recorrentes, que têm comprometido sua fala e alimentação.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que publicou nas redes sociais uma nota assinada pelos médicos Claudio Birolini (cirurgião) e Leandro Echenique (cardiologista), responsáveis pelo acompanhamento do ex-presidente.

“O Sr. Jair Messias Bolsonaro permanecerá em repouso domiciliar durante o mês de julho, com o objetivo de garantir a completa recuperação de sua saúde após cirurgia extensa e internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços”, diz o comunicado oficial.

Michelle ressaltou a importância do descanso e agradeceu pelas orações e mensagens de apoio.

“Tenho fé de que Deus o ajudará, e logo ele estará 100% para retomar suas agendas de trabalho”, escreveu.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também publicou uma nota do pai, na qual o ex-presidente confirma a suspensão de viagens e compromissos marcados para Santa Catarina e Rondônia.

“Crises de soluços e vômitos tornaram-se constantes, fato que me impede até de falar. Ficam suspensas todas as agendas”, escreveu Bolsonaro.

Já o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) lamentou o estado de saúde do pai e atribuiu o quadro ao que classificou como perseguição política:

“Ele está literalmente se matando depois de terem tentado matá-lo”, disse Carlos, em referência à facada sofrida por Bolsonaro em 2018.

Há cerca de uma semana, o ex-presidente foi atendido no Hospital DF Star, em Brasília, após passar mal durante compromissos em Goiás. O diagnóstico de pneumonia foi confirmado, e apesar de leve melhora clínica, o quadro geral ainda inspira cuidados.