CidadesEconomiaMeio AmbientePolícia

PF e Caixa Econômica Federal Desmantelam Fraudes em Auxílio de Pescadores

Operação Menecmas-2024 visa desarticular esquema de fraudes em contas sociais, incluindo Seguro Defeso para pescadores artesanais.

Nesta sexta-feira (16), a Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF) deflagraram a Operação Menecmas-2024, com o objetivo de desmantelar um esquema de fraudes em contas sociais beneficiárias, incluindo o Seguro Defeso, destinado a pescadores artesanais.

A ação resultou no cumprimento de 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Redenção (Pará), por determinação da 5º Vara da Justiça Federal de Cuiabá.

A PF busca obter provas que reforcem os indícios, já existentes no inquérito policial, sobre a participação de servidores da CEF no esquema fraudulento.

A investigação teve início após denúncia de um beneficiário do Seguro Defeso, que ao tentar sacar o dinheiro, descobriu que outra pessoa já havia sacado as parcelas.

O grupo sacava parcelas do benefício das vítimas

O Projeto Tentáculos da Polícia Federal, implementado a partir do Acordo de Cooperação Técnica com a CAIXA em 2008, foi fundamental para identificar os indícios de fraude. Esse projeto centraliza os processos de contestação de fraudes em uma base nacional de dados, facilitando a verificação de pontos em comum e otimizando os recursos nas investigações.

O nome da operação, “Menecmas”, é uma referência às pessoas que se fazem passar pelo titular do benefício ao efetuar cadastros no CAIXA TEM ou ao comparecer em agências bancárias com documentos falsos para realizar saques fraudulentos.