Economia

Desemprego em 2023 Registra Taxa Média de 7,8%, Menor desde 2014, Segundo IBGE

O Brasil fechou o ano de 2023 com uma taxa média de desemprego de 7,8%, marcando o menor patamar em quase uma década. Este resultado, melhor do que o previsto no quarto trimestre, confirma a tendência de recuperação do mercado de trabalho após os impactos da pandemia.

A média anual de 2023, a mais baixa desde 2014, revela uma significativa desaceleração em comparação com o ano de 2022, quando a taxa foi de 9,6%, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

O registro mais baixo da série histórica foi em 2014, com uma taxa de 7,0%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A leitura do trimestre, divulgada nesta quarta-feira, ficou ainda abaixo das expectativas da pesquisa da Reuters, que apontava uma taxa de 7,6%. Este resultado é o mais baixo desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

“O mercado de trabalho continua apresentando um desempenho sólido, principalmente devido à expansão do número de pessoas empregadas. Estamos observando um retorno mais pronunciado das características econômicas e sazonais no período de consolidação da recuperação da pandemia”, avaliou Igor Cadilhac, economista do PicPay, em comunicado.

A robustez demonstrada pelo mercado de trabalho em 2023 está correlacionada com o desempenho econômico que superou as expectativas. Analistas indicam que a taxa de desemprego pode se manter em níveis baixos, mesmo com a previsão de desaceleração na economia.