CidadesMeio Ambiente

Marinha Apreende Balsas Irregulares no Lago do Manso em Chapada dos Guimarães

A Marinha determinou a apreensão e interdição das balsas que operam no Lago do Manso, localizado em Chapada dos Guimarães, a cerca de 67 km de Cuiabá. Essas embarcações, operadas pela prefeitura da cidade desde 2003, foram consideradas irregulares pelas autoridades marítimas.

Segundo informações da Capitania dos Portos da Marinha, a apreensão ocorreu devido à falta de apresentação dos Planos de Navegação, inadequações nas estruturas das balsas e rebocadores, além da ausência de Certificados de Registro das Embarcações.

Na última semana, o prefeito de Chapada, Osmar Froner (MDB), reuniu-se com representantes da Marinha para tentar resolver a situação e retomar as operações das balsas. Esses equipamentos foram instalados pela Furnas, empresa responsável pela gestão do lago, como contrapartida pela inundação de estradas para a construção da hidroelétrica.

O prefeito admitiu as dificuldades da prefeitura em administrar as embarcações e anunciou que buscará apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para solucionar o impasse.

“A Furnas instalou três balsas em 2003, e as operações foram transferidas para o município, o que acarreta em desafios financeiros, pois não podemos sobrecarregar os contribuintes, que são pequenos produtores e moradores tradicionais afetados pelo lago”, explicou.

Froner também informou que serão necessários 30 dias para realizar as adequações nas estruturas e regularizar a situação das embarcações.

“A Prefeitura de Chapada dos Guimarães realizará as adaptações necessárias nas balsas e rebocadores em colaboração com a empresa operadora. Enquanto isso, já iniciamos a manutenção das estradas que dão acesso alternativo às comunidades atendidas pelas balsas”, concluiu o prefeito.