Por embriaguez ao volante, 16 pessoas são presas em Cuiabá
Em Cuiabá, duas ações da Operação Lei Seca realizadas na madrugada deste domingo (26) resultaram na prisão de 16 motoristas por embriaguez ao volante.
Detalhes das Prisões
Entre os detidos, três foram presos por associarem o consumo de álcool à desobediência à ordem de parada, ameaça aos agentes e alteração de nome na documentação veicular.
Foco da Fiscalização
A fiscalização focou na região do bairro Grande Terceiro, com operações na Avenida Carmindo de Campos e na Avenida Sebastião de Oliveira.
Estatísticas das Operações
Durante as duas operações, 144 veículos foram parados e 138 motoristas realizaram o teste de alcoolemia. Foram aplicadas 85 multas e 52 veículos, incluindo carros e motocicletas, foram removidos.
Multas e Penalidades
Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (artigo 165-A da lei 9.602/98) e a resolução 432/2013 do Contran, qualquer nível de álcool identificado no teste de alcoolemia resulta em uma multa de R$ 2.934,70. Motoristas que recusaram o teste, mas apresentaram sinais de embriaguez, também foram autuados criminalmente.
Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com participação do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran), Detran, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Politec, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).