MundoPolítica

Portugal: Coligação de centro-direita vence eleições e deve formar governo minoritário

A coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD), liderada por Luís Montenegro, saiu vitoriosa nas eleições parlamentares realizadas neste domingo (18) em Portugal, conquistando 32,72% dos votos e elegendo 89 deputados. Com a totalidade das urnas apuradas, a AD se prepara para tentar formar um governo minoritário.

O Partido Socialista (PS), que liderava o governo anterior, obteve 23,38% dos votos e ficou em segundo lugar, com 58 assentos. A mesma quantidade de cadeiras foi conquistada pelo partido de direita Chega, que ficou em terceiro lugar, com 22,56% dos votos. Quatro vagas parlamentares ainda dependem dos votos dos eleitores no exterior.

Os resultados confirmam as projeções da pesquisa de boca de urna divulgada pela Universidade Católica em parceria com a emissora RTP, que já indicava uma vitória da AD, seguida pelo PS e pelo Chega.

O pleito também registrou uma redução na taxa de abstenção, que caiu para 35,67%, frente aos 40,16% da eleição anterior. Os votos brancos representaram 1,44%, e os nulos, 0,99%.

Em comparação com a última legislatura, o PS perdeu 20 cadeiras, enquanto a AD e o Chega avançaram, com ganhos de nove e oito parlamentares, respectivamente.

Com o cenário de governo minoritário, Luís Montenegro terá o desafio de articular apoio parlamentar para governar com estabilidade.