Brasil Registra 94 Mortes por Dengue em 2024; Casos Prováveis Ultrapassam 555 Mil
O Brasil contabilizou 94 mortes por dengue em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Até sexta-feira (16), o país registrou um total de 555.583 casos prováveis da doença. Além disso, outras 381 mortes estão sob investigação.
Desde o ano anterior, o Brasil vem enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue. Somente nas quatro primeiras semanas de 2024, foram notificados 243.720 casos prováveis da doença, representando um aumento de 273% em comparação com o mesmo período de 2023.
Diante desse cenário preocupante, o Ministério da Saúde anunciou esta semana um aumento nos recursos destinados ao enfrentamento de emergências, elevando o valor para R$ 1,5 bilhão. Esses recursos serão direcionados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal em medidas de prevenção, controle e contenção de riscos relacionados a situações epidemiológicas, desastres e desassistência à população.
No ano anterior, o Ministério já havia alocado R$ 256 milhões com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e contenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de promover medidas de vigilância em saúde.
A dengue é uma doença transmitida pela fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas como dores musculares, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, vômitos persistentes e letargia. Este aumento nos casos reforça a importância de medidas preventivas e de controle para combater a propagação da doença e proteger a saúde da população brasileira.