CidadesPolítica

Cattani (PL) critica plano de Abílio para o Contorno Leste e acusa Prefeitura de usurpar o Direito de Propriedade; VEJA VÍDEOS

*Sêmia Mauad/ Opinião MT

A proposta da Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão de Abílio Brunini (PL), de utilizar a venda de um terreno público para regularizar a área do Contorno Leste, gerou uma forte reação e críticas diretas do deputado estadual Gilberto Cattani (PL). Em vídeos publicados nas redes sociais, Cattani acusou o Executivo Municipal de violar o direito de propriedade e de premiar a invasão.

O plano de Abílio envolve a desafetação de uma área no Aeroporto Bom Futuro para captar o recurso necessário para a desapropriação e regularização do Contorno Leste.

Cattani rebateu o apelo emocional usado pelo prefeito e a esposa, a primeira-dama do município Samantha Iris, que citaram crianças e mães na área. O deputado afirmou que a região foi “invadida” e que a prefeitura pretende legalizar o ato.

“Acabei de ver um vídeo muito emocionante do prefeito Abílio e da sua esposa citando o Contorno Leste, que foi por essas pessoas, mostradas como se fossem anjos, foi invadida por elas. Todo grupo terrorista, tem um escudo humano, o MST, o Hamas. Esse escudo humano que eles usam são justamente as crianças, as mulheres e os idosos. Eles invadem propriedade e põe na linha de frente, justamente os mais vulneráveis, para criar esse tipo de comoção”.

O parlamentar subiu o tom ao falar dos proprietários originais da área, alegando que eles estão sendo forçados a vender.

“O proprietário dessa área foi assassinado e os atuais proprietários estão tendo sua honra violada, porque não querem vender aquela propriedade, mas enfim, vai ser regularizado pela prefeitura. Já vai solicitar a Justiça que faça isso e vai na marra tomar dos proprietários reais e legítimos e entregar a invasores”.

O deputado questionou o “Natal tranquilo” prometido pelo prefeito aos ocupantes, lembrando a história da família Pinto, antiga proprietária.

“Eu estava pensando na família Pinto, os proprietários daquela localidade, que foi invadida covardemente. O João Pinto, que foi assassinado a sangue frio. Um servidor com mais de 80 anos, já estava quase cego, assassinado dentro da sua propriedade e agora os seus herdeiros legítimos estão sendo usurpados o seu direito de propriedade. Como será que vai ser o natal dessa família?”.

Cattani encerrou a crítica com uma questão de fé e justiça.

“Uma coisa eu sei. Deus não estará nesse negócio, ajudando a injustiça. Deus é justo e jamais vai apoiar”.

ABÍLIO RECONHECE ERRO, MAS AFIRMA QUE VAI PRIORIZAR A MORADIA

Em resposta, o prefeito Abílio Brunini aceitou a crítica do deputado estadual, mas defende que a decisão, e afirma que a mesma foi motivada por um senso de justiça social.

“Sobre as falas do meu amigo deputado Cattani, que continuo respeitando e mantendo amizade, ele está certo. As palavras são duras, mas certas. Não podemos apoiar ou incentivar a invasão da propriedade”.

O prefeito assumiu o erro, mas manteve sua decisão de prosseguir com o plano.

“Eu sei que estou errado, mas estou em paz com minha decisão. Entre o direito e o justo, entre o sorriso de uma criança num lar fruto de invasão e a paz de uma mãe que arriscou tudo para ter um chão para viver ou no ressarcimento de uma propriedade amarrada no luto de um homem de muitas outras posses que são fruto do suor de seu trabalho, optei por deixar em minha reputação uma cicatriz de meus erros, mas um coração cheio de paz.”

O QUE DEVERÁ SER FEITO PARA A REGULARIZAÇÃO

O plano do prefeito Abílio Brunini (PL) é conseguir a aprovação na Câmara para desafetar (retirar o uso público) e vender a área pública que circunda o Aeroporto Bom Futuro, pertencente ao Grupo Bom Futuro.

O recurso captado com essa venda seria usado para indenizar (comprar) a área do Contorno Leste, permitindo a regularização fundiária das moradias ocupadas.

O prefeito argumenta que a venda do terreno do Aeroporto regulariza um empreendimento que “trouxe desenvolvimento” e permite, ao mesmo tempo, trazer “uma solução pra esta área [Contorno Leste]” onde “existem pessoas que precisam de uma moradia, precisam de uma regularização”.

VEJA VÍDEOS DO DEPUTADO GILBERTO CATTANI (PL) FALANDO SOBRE AS INVASÕES