Com recurso destinado por Cattani, Comunidade terapêutica de Tangará inaugura sistema de aquaponia
Representantes do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) estiveram na Comunidade Terapêutica Instituto Resgate João L. Pizzato, em Tangará da Serra, nesta terça-feira (11), participando da entrega de um sistema de aquaponia, que combina a criação de peixes com o cultivo hidropônico de verduras. A aquisição de todo o equipamento e infraestrutura foi feita com o recurso de uma emenda destinada pelo parlamentar, com o objetivo de contribuir com o tratamento de dependentes químicos e com a luta contra as drogas.
O sistema que possibilita criar plantas e peixes no mesmo espaço de forma integrada e colaborativa, irá permitir a produção de alimentos para o consumo na unidade terapêutica, assim como para venda, além de servir como qualificação para os internos em suas atividades de reabilitação.
A horta integrada com criação de peixes pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferentemente das criações convencionais.
“Desde que me tornei deputado sempre me dediquei no trabalho na luta contra as drogas e para mim é uma satisfação poder estar ajudando mais uma vez o trabalho magnifico de recuperação capacitação realizado pela Tenda de Abraão”, disse o deputado Cattani durante a inauguração.
Fundada em 2012, o Instituto Resgate João L. Pizzato oferece tratamento a dependentes de álcool e outras drogas em Tangará da Serra e região. Nos últimos oito anos 2.512 pessoas foram acolhidas para tratamentos, e cerca de seis mil familiares receberam assistência do programa ‘resgate e liberdade’.
No mês de novembro, a Comunidade Terapêutica Tendas de Abraão, entidade dedicada ao tratamento de dependência química, em Cuiabá, inaugurou um sistema de aquaponia semelhante, também construído com o recurso de emenda parlamentar destinada por Cattani.