Corpos de 8 missionários cristãos são encontrados em vala na Colômbia
As autoridades colombianas localizaram, nesta terça-feira (1º), os corpos de oito líderes religiosos cristãos em uma vala comum na zona rural de Calamar, no departamento de Guaviare. Os missionários estavam desaparecidos há mais de dois meses e atuavam em ações humanitárias e de evangelização em comunidades da região.
Segundo o Ministério Público, os cristãos teriam sido convocados por integrantes dissidentes das extintas FARC, ligados à Frente Armando Ríos, liderada por Iván Mordisco. A principal hipótese é de que os assassinatos tenham sido motivados por uma suposta tentativa de evitar a atuação de uma célula do ELN na área — embora não haja indícios de que os religiosos estivessem envolvidos com grupos armados.
A localização dos corpos foi possível após a prisão de um membro do grupo guerrilheiro em maio. O celular do detido continha imagens das vítimas, o que ajudou na identificação e confirmou o crime.
As vítimas foram identificadas como James Caicedo, Óscar García, Máryuri Hernández, Maribel Silva, Isaid Gómez, Carlos Valero, Nixon Peñaloza e Jesús Valero, todos ligados às organizações evangélicas Alianza de Colombia e Cuadrangular.
Em nota oficial, a Confederação Evangélica da Colômbia (CEDECOL) condenou o assassinato dos missionários e cobrou providências das autoridades. A entidade também pediu maior proteção aos líderes religiosos que atuam em áreas sob risco de violência.