CidadesPolítica

Deputado Propõe Transformar Soltura de Pipa em Esporte em Mato Grosso

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) apresentou um projeto de Lei com o objetivo de instituir a soltura de pipas como esporte no Estado de Mato Grosso. O PL será apreciado no Plenário da Assembleia Legislativa na sessão ordinária desta quarta-feira (21).

Segundo a matéria, a pipa já possui reconhecimento como patrimônio histórico, cultural e imaterial em diversos estados, e sua regulamentação como prática esportiva já foi adotada no Estado do Amazonas e está sendo discutida no Estado de São Paulo.

O projeto também visa regulamentar o material a ser utilizado nas pipas, bem como os locais que serão permitidos para a soltura.

“Há tempos, a soltura de pipas não tem sido apenas uma brincadeira de rua, já que são diversos os campeonatos realizados em todo o Brasil. O uso do cerol torna a atividade preocupante, porém, com a regulamentação dos materiais permitidos e a definição de locais adequados para a soltura, a prática se torna um esporte atrativo para pessoas de todas as idades. Certamente, a regulamentação da soltura de pipas como prática esportiva promoverá o resgate da cultura, incentivo a uma prática segura e consciente, a socialização dos praticantes, promoção do lazer, além de ser uma ferramenta de baixo custo, acessível para entretenimento de todas as classes sociais”, diz trecho da justificativa.

A propositura atende à solicitação de Max Junior Conceição Ferreira, conhecido pelos pipeiros da baixada cuiabana como “Chefepipas”. Ele é responsável por desenvolver as belas artes de pipas na região e por proporcionar alegria e diversão a toda população mato-grossense, independentemente da idade.

CLIQUE AQUI PARA LER O PROJETO