Funciona Assim: como são as prévias que definem os candidatos nas eleições dos EUA
Os eleitores dos Estados Unidos vão escolher um presidente em novembro deste ano, mas antes eles participam de outro processo eleitoral: as prévias. No vídeo acima, entenda como os pré-candidatos dos partidos Democrata e Republicano são escolhidos para disputar a presidência.
São dois modelos diferentes, as primárias e os caucus, e cada estado escolhe qual adota. As prévias começaram em 15 de janeiro e vão até 4 de junho. Após as votações nos estados, os resultados são oficializados nas respectivas convenções nacionais dos partidos. Com os candidatos definidos, a campanha eleitoral começa oficialmente.
No Partido Democrata, o principal pré-candidato é o atual presidente Joe Biden. Mesmo estando na Casa Branca, Biden não tem privilégios e ainda precisa vencer as prévias. Ele está disputando com outros dois pré-candidatos menos competitivos: a autora de livros de autoajuda Marianne Williamson e o deputado pelo estado de Minnesota Dean Phillips.
No Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump é o pré-candidato favorito. Depois das prévias de Iowa e New Hampshire, Trump só tem Nikki Haley como adversária. Descendente de imigrantes indianos, Haley é ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU).