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INSS notifica aposentados vítimas de descontos irregulares e inicia devolução de valores

A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos diretos na folha de pagamento nos últimos anos, sem autorização. A medida integra uma força-tarefa que investiga fraudes praticadas por associações e sindicatos, em ações apuradas pela Polícia Federal e Advocacia-Geral da União (AGU).

A partir de quarta-feira (14), os beneficiários notificados deverão informar se reconhecem ou não os abatimentos, por meio dos canais Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135. O instituto alerta que não envia comunicações por e-mail, SMS ou WhatsApp, e qualquer mensagem nesses formatos deve ser desconsiderada para evitar novos golpes.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, não será necessário apresentar documentos ou preencher formulários. O segurado apenas precisa declarar se o desconto foi ou não autorizado. Caso negue, a associação responsável será acionada e terá 15 dias úteis para apresentar provas da autorização. Se não comprovar, o valor será devolvido diretamente ao beneficiário pelo INSS.

Devolução imediata de quase R$ 300 milhões

Ainda nesta semana, o órgão inicia a devolução de R$ 292,7 milhões, referentes a mensalidades descontadas indevidamente em abril e bloqueadas a tempo de não serem repassadas às entidades. O pagamento será efetuado entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Além disso, cerca de 27 milhões de segurados já foram comunicados via Meu INSS de que não foram vítimas de descontos irregulares. A operação que desvendou o esquema foi deflagrada em 23 de abril, pouco após o fechamento da folha do mês.

O INSS reforça que os aposentados e pensionistas devem manter seus dados atualizados e acompanhar os extratos mensais de pagamento, disponíveis no Meu INSS, para detectar eventuais irregularidades e garantir seus direitos.