BusinessEconomiaEntretenimentoVariedades

Loja permite uso do FGTS para comprar ovos de Páscoa e gera onda de memes nas redes sociais

Com a Páscoa se aproximando, os ovos de chocolate, além de representarem o símbolo tradicional da data, também refletem um aumento significativo de preço ao longo dos anos. Em 2024, segundo dados da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), o preço médio dos ovos registrou um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Em meio a esse contexto, a varejista Americanas viralizou nas redes sociais esta semana com um anúncio curioso: permitir que os clientes utilizem seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para adquirir os tão desejados ovos de Páscoa. Embora não seja possível utilizar diretamente o FGTS para esse fim, o anúncio está relacionado ao saque-aniversário, uma modalidade que permite aos trabalhadores sacar uma parte do fundo uma vez por ano.

Através da Ame Digital, a carteira digital da varejista, é possível antecipar esse saque para utilizar o dinheiro a tempo de realizar as compras de Páscoa. Entretanto, essa opção funciona como um empréstimo e possui juros, o que pode comprometer ainda mais a renda do consumidor.

O anúncio, que propõe uma alternativa inusitada para os consumidores, não passou despercebido e logo se tornou motivo de memes nas redes sociais. “A geração dos meus pais comprava casa com FGTS, a minha compra ovo de Páscoa, o neoliberalismo está destruindo o que resta dessa nação”, comentou um internauta, refletindo sobre a situação.

Em resposta ao jornal Folha de S. Paulo, a varejista confirmou a existência do anúncio e destacou que essa oferta financeira é apenas mais uma opção de pagamento para os consumidores. “[O FGTS] é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque-aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas”, afirmou em nota.