Polícia Civil forma 125 policiais que reforçarão o combate à criminalidade em MT
Após seis meses de curso de formação técnico-profissional, delegados, escrivães e investigadores passam a atuar no interior do Estado
A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (7.7), a formatura de 125 novos policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, que reforçarão os trabalhos da Segurança Pública, especialmente no interior do Estado. O reforço dos novos policiais civis faz parte das medidas integradas do Governo do Estado para combater as facções criminosas.
Após seis meses de curso técnico-profissional da Academia de Polícia (Acadepol), onde passaram por aulas teóricas e práticas de diferentes disciplinas, os novos policiais estão preparados para exercer suas funções em diferentes regionais do Estado. Com a formatura dos servidores, a atuação da Polícia Civil ganha um reforço de 28 delegados de polícia, 28 escrivães e 69 investigadores.
O governador Mauro Mendes destacou que os novos policiais estão preparados para proteger a sociedade. “O trabalho, a dedicação e o esforço permitiram que vocês chegassem até aqui. O Estado de Mato Grosso é, hoje, dentre os estados brasileiros, o que realiza o maior investimento em segurança pública ao longo dos últimos cinco anos. Em relação àquilo que nós arrecadamos e investimentos em efetivo e compra de equipamentos de tecnologia para a polícia, criamos as melhores condições de trabalho e de combate à criminalidade aos nossos servidores”, destacou.
O diretor da Acadepol, delegado Fausto Freitas, frisou a importância do significativo reforço ao efetivo da Polícia Civil, que certamente trará reflexos diretos na qualidade e na eficiência de serviços prestados à população, especialmente dentro do programa Tolerância Zero, promovido pelo Governo do Estado, com foco no enfrentamento, às facções criminosas.
“Aos novos policiais, a responsabilidade é grande, mas a recompensa é maior ajudar pessoas e combater a criminalidade. Preservar a ordem, promover a paz social são tarefas que conferem um profundo sentido à nossa missão. Ser policial civil não é apenas um ofício, é um compromisso de vida, uma vocação, por isso se sintam orgulhosos por ingressar nessas carreiras nobres e por fazerem parte da instituição”, disse.
A delegada-geral, Daniela Maidel, disse que a formatura marca o nascimento de uma nova geração de delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso que fortalecerá toda a Segurança Pública do Estado.
“Somos a instituição responsável por desvendar crimes, conduzir investigações e responsabilizar criminosos por seus atos. Cada geração de policiais civis representa uma possibilidade de renovar e fortalecer nossa instituição e vocês trazem consigo novas ideias, energia e perspectivas que com certeza, enriquecerão o nosso trabalho”, disse a delegada-geral.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel PM Héverton Mourett de Oliveira, destacou a eficiência do curso técnico-profissional da Academia de Polícia Civil de Mato Grosso, que vem desenvolvendo um trabalho de excelência, formando profissionais cada vez mais técnicos e especializados, que fazem a diferença para atuação da Segurança Pública no Estado.
“Vemos que na Polícia Civil de Mato Grosso os recursos são muito bem aplicados, muito bem geridos por políticas claras de um governo de Estado que quer fazer os seus enfrentamentos, mas tudo isso não seria suficiente se não tivéssemos profissionais técnicos e altamente qualificados, que tornam a instituição uma das melhores do país no combate à criminalidade”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública.
Presente no evento, a senadora Margareth Buzetti, falou sobre as leis e projetos de lei que vão auxiliar a Segurança Pública no combate a atuação e responsabilização de criminosos, especialmente envolvidos em feminicídios e pedofilia.
“Estamos vivendo no país, na política, na economia, uma falência moral nas atitudes do ser humano e isso nós temos que combater diariamente. Não podemos admitir mais que essas coisas aconteçam e precisamos fazer leis claras, que não deixem dúvida, e que realmente punam os autores desses crimes”, frisou a senadora.
Enfatizando a importância dos investimentos em Segurança Pública, o deputado estadual, Max Russi, parabenizou o governador Mauro Mendes e a delegada-geral, Daniela Maidel, pela formatura dos novos policiais e pelo olhar diferenciado para o segmento tão importante atualmente, que é a Segurança Pública.
“Parabéns porque sabemos que para toda decisão são muitas reuniões e realmente os investimentos têm sido um grande diferencial na Segurança Pública. Foram investimentos em armamento, estrutura, capacitação e tecnologia, tudo isso sem deixar de realizar outros investimentos importantes para a sociedade. Isso sem sombra de dúvida, é muito importante, são decisões acertadas no governo que vem avançando em todas as áreas”, destacou o deputado.