Polícia Militar deflagra Operação Força Total nos 142 municípios de Mato Grosso
Operação visa combater a criminalidade com foco em locais com mais registros de crimes e circulação de pessoas
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25.07), em todos os comandos regionais do estado, a Operação Força Total – Policiais militares a serviço do Brasil. Na região metropolitana, a abertura da operação ocorreu durante solenidade na nova Orla do Porto, em Cuiabá, com a participação dos comandantes das unidades especializadas da instituição.
A ação é realizada em todo o território nacional com apoio do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM). A operação visa a intensificação da atuação das polícias militares de todo o país, com foco na detenção de suspeitos em flagrante delito, apreensões de armas e drogas e demais ações de garantia da segurança da população e ordem pública.
Conforme o comandante do 1º Comando Regional, coronel PM Wankley Corrêa Rodrigues, em Mato Grosso, há um efetivo de mais de 1.500 policiais militares e implemento de mais de 700 viaturas que realizarão intenso policiamento com objetivo de garantir a ordem pública por meio da realização de abordagens, blitzes nas vias de maior movimentação, principalmente nas áreas identificadas como de maior índice de criminalidade.
“Há um esforço de todos os nossos policiais militares para garantir a segurança da população cuiabana e mato-grossense. Essa é uma importante operação que ocorre simultaneamente em todo o Estado e, sendo assim, não haverá espaço para marginalidade. Nosso objetivo é resgatar a sensação de segurança da população por meio do policiamento ostensivo e tático”.
O comandante do 2º Comando Regional, coronel Januário Batista, também ressaltou a importância da deflagração da operação e reforço do policiamento em todo o estado. “Esse esforço hoje é totalmente dedicado a essa operação de âmbito nacional das Polícias Militares e aqui em Mato Grosso não é diferente. É importante porque demonstramos para a nossa sociedade o esforço que a nossa instituição desenvolve no combate à criminalidade”, afirmou o comandante do 2º Comando Regional, coronel Januário Batista.
Estão em atuação pela operação os Batalhões Especializados como Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).