Cidades

Presidente da OAB em Mato Grosso Defende Liberação do Porte de Armas para Advogados

Em uma entrevista ao Conexão Poder, Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, defendeu a concessão do porte de armas para advogados, considerando a natureza da profissão como uma atividade de risco. A OAB MT já propôs essa medida, refletindo a opinião da maioria dos advogados do estado. Atualmente, um projeto de lei com essa finalidade tramita na Câmara Federal.

Gisela Cardoso argumenta que, assim como magistrados e promotores, advogados, que fazem parte do sistema de Justiça, deveriam ter o direito ao porte de arma, desde que observadas todas as restrições legais. A discussão sobre a extensão desse direito aos advogados destaca a sensibilidade da profissão, especialmente diante de casos recentes, como o assassinato do advogado Roberto Zampieri em Cuiabá.

A entrevista abordou também as áreas da advocacia consideradas sensíveis devido ao envolvimento com conflitos, ressaltando a importância de garantir a segurança dos profissionais que atuam nessas áreas.