EntretenimentoVariedades

Record investiga invasão com vídeo enigmático durante telejornal

A Record News está investigando uma misteriosa interrupção em sua transmissão no YouTube durante o telejornal News 19 Horas, exibido na noite desta terça-feira (29). Enquanto a emissora noticiava um ataque em Nova Iorque, o sinal foi subitamente cortado e substituído por um vídeo enigmático com estética de terror analógico — conhecido entre fãs do gênero como Wyoming Incident ou 333-333-333.

O conteúdo exibido trazia frases em inglês como:

“We present a special presentation. You will see such pretty things. Why do you hate? You are ill. We just want to fix you. What hides in your mind?”
(“Nós exibimos uma apresentação especial. Você verá coisas tão bonitas. Por que você odeia? Você está doente. Nós só queremos te consertar. O que se esconde na sua mente?”)

O vídeo tem origem em uma lenda da internet (conhecida como creepypasta) e circula há anos em fóruns dedicados ao chamado “analog horror”, gênero que simula falhas e interferências em transmissões televisivas antigas para criar uma atmosfera de suspense.

Segundo a emissora, a falha afetou apenas a transmissão via YouTube. O sinal da TV aberta e da televisão por assinatura não foi comprometido.

Em nota, a Record News declarou:

“A Record News identificou uma falha na transmissão do YouTube durante o telejornal News 19 desta terça-feira. Nosso time de TI está trabalhando para descobrir a origem do problema e também estamos em contato com a equipe do YouTube para entender o ocorrido. A falha se deu somente no sinal do YouTube.”

O que é o Wyoming Incident?

Apesar da aura misteriosa, o Wyoming Incident é uma obra fictícia, criada como parte de uma creepypasta. O vídeo, com mensagens perturbadoras e sons desconfortáveis, circula desde os anos 2000 e teria sido inspirado em casos reais de invasões de sinal televisivo, como o famoso Chicago Max Headroom Incident de 1987, nos Estados Unidos.

Ainda assim, o caso chamou atenção nas redes sociais, com internautas relatando sensações estranhas ao assistirem ao conteúdo. Especialistas explicam que essas reações podem ser provocadas pelas frequências sonoras utilizadas no vídeo.

A investigação sobre a origem da falha na transmissão da Record News segue em andamento.