Família

CidadesEntretenimento

Carreta decorada do Natal da Gente 2024 chega ao Parque Cuiabá com show de neve e atrações especiais nesta sexta (20)

Com bonecos de neve e outros adereços natalinos, a carreta de 15 metros, especialmente decorada para mais uma edição do Natal da Gente 2024, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, chega ao bairro Parque Cuiabá, nesta sexta-feira (20), a partir das 19 horas.

Num ambiente todo decorado, os moradores do bairro e região terão a oportunidade vivenciar um momento mágico, com show de neve. Terá como diferencial uma apresentação de palhaços, além da Turma da Tia Hanna e do grupo On Broadway. Bandas regionais também animarão a festa até a tão esperada chegada do Papai Noel, prevista para as 20h30.

No dia 21, será a vez do CPA I, onde os moradores também poderão desfrutar dessa grande festa. Para fechar com chave de ouro, o Natal da Gente 2024 se encerrará no bairro 1º de Março.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20 DE DEZEMBRO – PARQUE CUIABÁ
19h00 – Abertura com apresentação de palhaços
19h30 – Cuiabá Sonoro e On Broadway
20h00 – Oliveira Filho e Banda
20h30 – Chegada do Papai Noel e DJ

DIA 21 DE DEZEMBRO – CPA I
19h00 – Abertura com apresentação de palhaços
19h30 – Turma da Tia Hanna e On Broadway
20h30 – Chegada do Papai Noel e DJ

DIA 22 DE DEZEMBRO – 1º DE MARÇO
19h00 – Abertura com apresentação de palhaços
19h30 – Turma da Tia Hanna e On Broadway
20h30 – Chegada do Papai Noel e DJ

CidadesEntretenimentoMeio Ambiente

Projeto “No Trânsito, Fica Esperto!” Movimenta a Cidade de Cáceres, veja vídeo

No último sábado, Cáceres, situada a 216 km da capital Cuiabá, foi palco de um evento festivo de proporções significativas. A cidade recebeu a edição do projeto “No Trânsito, Fica Esperto!”, uma iniciativa promovida pelo Instituto Leverger com emenda parlamentar do deputado estadual Gilberto Cattani, em colaboração com o ALMT, DETRAN/MT, Prefeitura Municipal de Cáceres, SESP e o FECONSEG.

O evento contou com a participação de moto clubes de Cuiabá e da região de Cáceres, entusiastas de carros antigos, além das forças de segurança do Estado de Mato Grosso e da associação de ajuda aos animais de Cáceres (AAAC). Houve também exposições de artesanato e artes plásticas da associação de artesanatos ARTEMAT e APAC.

As festividades tiveram início às 15h com a 9ª Cãominhada, seguida por um desfile de motociclistas e carros antigos pelas principais ruas e avenidas da cidade e plantio de árvores pelos participantes. Entre as atrações, destacaram-se exposições de armamentos, viaturas e ônibus equipados com jogos eletrônicos para entreter a garotada. O ápice do evento foi a apresentação do Grupo Vitória Régia com danças tradicionais e um grande show com a dupla Nico e Lau, que trouxe humor, dicas de trânsito encerrando o evento em grande estilo.

Para quem perdeu ou deseja reviver os momentos, vídeo do evento estão disponíveis abaixo.

CidadesEntretenimentoGastronomiaMeio AmbienteVariedades

‘Viradinha Sustentável’ em Cuiabá: Celebração da Semana Nacional do Meio Ambiente

Eventos e Exposições nos Parques de Cuiabá

A Viradinha Sustentável, organizada pelo Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, inicia hoje em Cuiabá. O evento, parte da celebração da Semana Nacional do Meio Ambiente, acontecerá nos parques Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô e se estenderá até domingo, dia 9 de junho.

Destaques da Programação

  • Escultura Inflável Gigante de Onça-Pintada: Localizada no Parque Mãe Bonifácia, a obra do artista plástico Eduardo Srur mede quatro metros de altura, dez metros de comprimento e dois metros de largura. A escultura visa chamar a atenção para questões ambientais de maneira acessível e educativa, especialmente para as crianças, promovendo reflexões através da arte.
  • Grafite ‘A Realeza das Nossas Terras’: Exposto no Parque Massairo Okamura, esta obra do artista Rogério Mendes celebra a fauna e flora mato-grossense, destacando pássaros como o Príncipe e a Garça Real. Mendes pretende sensibilizar o público sobre a importância de preservar os ecossistemas do Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

Atividades para Todas as Idades

No domingo, a programação se intensifica nos três parques com uma série de atividades interativas e educativas, incluindo:

  • Oficinas de aquarela, tricô de dedo e perna de pau
  • Desenho e pintura em papelão
  • Vivência de arte e ecologia
  • Grafite com tintas à base de água
  • Colagem botânica

Mostra de Cinema Ambiental

A primeira edição da Mostra de Cinema Ambiental também será um destaque do evento, apresentando filmes realizados por diretores de Mato Grosso que abordam temas relacionados ao meio ambiente.

Envolvimento e Reflexão

A secretária Mauren Lazzaretti enfatiza a importância da participação popular e convida a comunidade a se envolver nas atividades propostas. “A ideia é chamar a atenção do cidadão para como podemos melhorar a nossa vida e o meio ambiente onde vivemos. A surpresa que irá encantar a todos será o grande chamariz deste ano, trazendo reflexões profundas para todos nós”, afirma Lazzaretti.

Eduardo Srur e Rogério Mendes reforçam a intenção de suas obras de promover um novo olhar sobre a realidade ambiental, incentivando a reflexão e o entendimento das questões ecológicas através da arte.

CidadesEntretenimento

20° Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu une artistas de diferentes gerações

Tradição entre o povo interiorano, a viola é importante elemento da região central do Brasil, incluindo Mato Grosso. Para reforçar tais raízes e propagar uma cultura tão rica como essa, a Secretaria de Turismo e Cultura de Poxoréu e Sistema Comércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), promovem a 20ª edição do Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu. O evento, que ocorre entre os dias 31 de maio e 1° de junho, reúne grandes nomes da música caipira, proporcionando um encontro de gerações. 

O Parque de Exposições da cidade mato-grossense será o palco das apresentações do sertanejo raiz, com Pâmella Viola e Karoline, Bruna Viola e Mayck e Lyan no palco principal, além dos nomes como Zé Mulato & Cassiano, Vinícius & Venâncio, Divino & Donizetti, Orquestra de Viola de Poxoréu e outros, que ao todo somam 20 violeiros na Concha Acústica.

A entrada do público é solidária mediante a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será destinado ao projeto Sesc Mesa Brasil. 

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, comemora os 20 anos da edição. “O Encontro é uma tradição, assim como a cultura que estamos valorizando com a produção do evento. É extremamente importante reunirmos músicos que são de diferentes gerações, pois isso demonstra como a música raiz tem o poder de seguir forte com o passar do tempo”, enfatiza. 

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, destaca a importância do Encontro de Violeiros para a popularização do conhecimento da viola caipira. “Se trata de um espetáculo singular, que traz nomes que são de grande importância para a cultura e história da viola caipira. É uma enorme honra apoiar essa iniciativa que fomenta a cultura em nosso estado”, completa. 

Atrações de peso 

Com apoio da Avicpox (Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu), Sindicato Rural De Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), o evento tem início às 17h30 do dia 30 de maio, na Concha Acústica, com apresentação do grupo Os Altaneiros, Os Dois Mineiros, Juliana Andrade, Batô e Cleber e Os Diamantes do Catira. 

A abertura dos shows no palco principal fica por conta de Pâmella Viola e Karoline. A dupla é da cidade de Poxoréu e sua primeira apresentação foi no próprio Encontro de Violeiros, há 8 anos. Sua união foi marcada pela música, iniciada em uma roda de viola, evidenciando suas raízes culturais e a paixão compartilhada pela música sertaneja. 

A dupla é responsável por abrir o show da artista Bruna Viola, que teve seu primeiro contato com o instrumento aos 10 anos de idade. Aos 15, já estava com equipe formada. Influenciada pelo avô, que era fã de Tião Carreiro e Zico e Zeca. “Meus avós maternos eram músicos, então, é algo que corre no meu sangue, não tinha como assumir outro caminho”, comenta a cantora e instrumentista.  

Sua dedicação à música sertaneja raiz foi reconhecida em 2017, quando ganhou a 18ª edição do Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras com a obra “Melodias do Sertão”. A jovem mantém o sertanejo raiz vivo, contribuindo significativamente para a preservação e promoção desse gênero musical no Brasil. Em 2011 recebeu o Prêmio Rozine de Excelência da Viola Caipira e já foi indicada ao Prêmio Prata da Casa pelo Sesc Pompéia-SP.  

Já no segundo dia, 1º de junho, o palco principal recebe a dupla sertaneja Mayck e Lyan. Fãs de Tião Carreiro, Pardinho e Ronaldo Viola, a dupla se destacou entre os 20 artistas que mais venderam discos no Brasil segundo a ABPD em 2006. Em 2023, a música “Chuva no Pantanal” foi escolhida para a trilha sonora da novela “Pantanal”, da Rede Globo, o que representou um grande impulso na carreira da dupla, sendo eles convidados para participações com grandes artistas. 

Sobre o Sesc-MT 

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. 

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

SERVIÇO 

20° Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu  

Quando: 30 de maio e 1º de junho

Onde: Parque de Exposições do Sindicato Rural (Avenida Tancredo Neves, s/n, Poxoréu – MT) 

Entrada: 1kg de alimento não perecível (exceto sal) 

Realização: Secretaria de Turismo e Cultura de Poxoréu e Sistema Comércio-MT, por meio do Sesc-MT. 
Apoio: Avicpox (Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu), Sindicato Rural De Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer). 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘20º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ 

30 de maio

Vinícius e Venâncio – 17h30 | Concha Acústica

Os Altaneiros – 18h30 | Concha Acústica

Os dois Mineiros – 19h25 | Concha Acústica

Juliana Andrade – 19h43 | Concha Acústica

Batô e Cleber – 20h33 | Concha Acústica

Os Diamantes do Catira – 21h20 | Concha Acústica

Abertura – 21h50 | Concha Acústica

Peão Carreiro e Praiano – 21h50 | Concha Acústica

Goiano e Paraense – 22h20 | Concha Acústica

Divino e Donizetti – 23h35 | Concha Acústica

Pâmella Viola e Karoline – 00h30 | Palco principal

Bruna Viola – 01h15 | Palco principal

1° de junho 

Concurso de Violeiros Amador e Mirim – 8h | Concha Acústica

Ferreirinha e Joari – 14h | Concha Acústica

Marco Aurélio e Montenegro – 15h | Concha Acústica

Aurélio Miranda – 16h | Concha Acústica

Fernando e Osmair – 16h30 | Concha Acústica

Pâmella Viola e Karoline – 17h40| Concha Acústica

Trio Viola Raiz (Catira) – 18h20 | Concha Acústica

Zé Mulato e Cassiano – 19h40 | Concha Acústica

Orquestra de Viola do Sesc Poxoréu – 20h40 

Orquestra de Viola do Sesc Minas Gerais – 21h00

Mococa e Paraíso – 21h30 | Concha Acústica

Pedro Paulo e Paulo Vitor – 22h45 | Concha Acústica

Pâmella Viola e Karoline – 00h00 | Palco Principal

Mayck e Lyan – 01h15 | Palco Principal

Entretenimento

Orquestra UFMT em Cordas interpreta obras do Sesc Partituras neste sábado (27)

Evento gratuito acontece no Sesc Arsenal a partir das 19h, com programação para toda a família

Com o intuito de propagar a riqueza da música brasileira entre os cuiabanos, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) une som e emoção durante o “Concerto Sesc Partituras – UFMT em Cordas”, que ocorre neste sábado (27), no jardim do Sesc Arsenal. O público poderá prestigiar, de forma gratuita, a interpretação das obras do acervo Sesc Partituras a partir das 19h.

O grupo musical, que tem aproximadamente 10 anos de existência, é formado pelos acadêmicos de música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e convidados. Desenvolve um trabalho performático, formativo e social com duo, trio, quarteto e quinteto. Na oportunidade, além das obras que já estão no acervo, também farão parte do espetáculo as que ainda serão inclusas e as da música universal com domínio público.

Segundo a coordenadora de cultura do Sesc-MT, Karla Mesquita, o evento estimula o desenvolvimento de grupos alinhados à música de concerto ao mesmo tempo em que possibilita ao público o contato com a cultura musical do país. “O Sesc Partituras incentiva a difusão da produção brasileira, circulando projetos artísticos e espetáculos como o do UFMT em Cordas, aproximando os cuiabanos da música erudita e popular brasileira”, enfatiza.

A coordenadora do projeto UFMT em Cordas, Rubia Naspolini, explica a escolha do repertório e sua importância para propagar a cultura musical. “Retrata o que é a nossa música brasileira, com os ritmos, e é interessante o diálogo com danças que já existem há muitos séculos. Então, conhecer essas obras é muito importante para os brasileiros em geral. A gente conhece muito da música de outros países e conhece tão pouco da nossa música. São três peças delicadas, densas, com uma beleza bem peculiar”, enfatiza.

Concertos Sesc Partituras

A série de Concertos Sesc Partituras promove o acesso do público às obras do site Sesc Partituras através de apresentações ao vivo. Realizada desde 2012 em diversas unidades do Sesc de todas as regiões do país, promove cerca de 60 concertos anuais, estimulando o desenvolvimento de grupos alinhados à música de concerto ao mesmo tempo em que possibilita ao público o contato com a riqueza da música brasileira.

O projeto segue com apresentações durante o mês de maio. Na unidade de Rondonópolis, o grupo musical UFMT em Cordas se apresenta no dia 17, às 19h. Já no dia 18, o espetáculo fica por conta do Quarteto Sopros, em Cuiabá (Sesc Arsenal), também a partir das 19h.

Sobre o Sesc-MT

 O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Entretenimento

Sesc-MT promove concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Guilherme Arantes

A Orquestra Sinfônica da UFMT abre a temporada de apresentações de 2024 no próximo domingo (21), com o cantor e compositor Guilherme Arantes. Durante o espetáculo, que será realizado no Parque das Águas, às 18h, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) arrecadará alimentos não perecíveis, exceto sal, para distribuir a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade por meio do projeto Sesc Mesa Brasil.

“A população poderá contribuir com o ingresso solidário, no valor de 1 kg de alimento não perecível, exceto sal, por pessoa que for prestigiar o concerto. As doações que chegam ao Sesc Mesa Brasil são direcionadas a organizações sociais da região, então será um grande gesto de solidariedade”, explica o presidente do Sistema Comércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

O repertório do concerto incluirá vários sucessos de Guilherme Arantes, como “Planeta Água”, “Cheia de Charme” e “Meu Mundo e Nada Mais” que ganharão ainda mais vida em conjunto com a Orquestra Sinfônica da UFMT. O evento faz parte das comemorações dos 305 anos de Cuiabá.

Em 2024, a Orquestra Sinfônica da UFMT completa 45 anos representando Mato Grosso em diversos festivais pelo Brasil e no mundo. Atualmente, o conjunto é regido pelo maestro Fabrício Carvalho, que no último mês foi empossado como membro imortal da Academia Mato-grossense de Letras.

O cantor e compositor Guilherme Arantes possui uma trajetória artística repleta de sucessos, colaborações memoráveis e uma habilidade excepcional no piano. Considerado precursor da música new wave, ele assinou a que é considerada a primeira música desse gênero no Brasil, a canção “Perdidos na Selva”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) também estará presente no evento ofertando serviços de saúde à população. No local, alunos e instrutores do curso de técnico em Enfermagem farão exames de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e ofertarão orientações em saúde.

O Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Guilherme Arantes é promovido pelo Sistema Comércio Mato Grosso, por meio do Sesc-MT, pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). O apoio cultural é oferecido pela Fundação Uniselva e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO

Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Guilherme Arantes

Quando: Dia 21 de abril (domingo), às 18h

Onde: Parque das Águas (Av. Hermina Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT)

Ingresso solidário: 1 kg de alimento não perecível por pessoa, exceto sal