Trump envia carta de apoio a Bolsonaro e critica governo brasileiro às vésperas de operação da PF
Na véspera da operação cautelar da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta em tom de solidariedade ao aliado conservador brasileiro. O documento, datado de quinta-feira (17), foi divulgado por Trump em sua rede social, a Truth Social.
Na mensagem, o republicano classificou como “terrível” o tratamento recebido por Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente brasileiro está sendo alvo de um “sistema injusto”. Trump também demonstrou preocupação com a liberdade de expressão no Brasil, criticando ações do atual governo e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, ferem os princípios democráticos.
“Esse julgamento deveria acabar imediatamente!”, escreveu Trump. “Compartilho seu compromisso com ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo.”
O ex-presidente americano elogiou a popularidade de Bolsonaro nas pesquisas e destacou sua atuação enquanto chefe de Estado: “Você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.”
Trump finalizou a carta afirmando que continuará acompanhando a situação de perto e expressou esperança de que o governo brasileiro “mude de rumo”, suspenda os ataques a opositores políticos e “coloque fim ao regime de censura”.
A carta gerou forte repercussão política, especialmente por ter sido publicada um dia antes de Bolsonaro se tornar alvo de mais uma operação da Polícia Federal, relacionada à investigação de tentativa de golpe de Estado.
