CidadesEducação

URGENTE: Alunos de Escola estadual de Cuiabá descartam nas ruas e lixeiras material doado pelo governo, veja vídeo

Um vídeo feito por um internauta circulou nesta terça-feira(27), mostrando uniformes escolares, que foram distribuídos pelo Governo de Mato Grosso, descartados em ruas e lixeiras no bairro Bela Vista, próximo ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá. Os responsaveis pelo descrte seriam os alunos da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, localizada na Av. Juliano Costa Marques no Bairro Bela Vista em Cuiabá

A divulgação do vídeo gerou uma revolta nas redes sociais pelo desprezo ao material. Uma professora nos falou em off que “acredita que por serem jovens, provavelmente acharam feio, antiqudo porem pra receber o kit, devem ter assinado algum termo de recebimento e só vão poder entrar na escola com o novo material escolar.”

Uma outra professora descreveu ”

Todo que vem “de graça” NÃO tem valor, se não cobrar dos alunos e dos PAIS, será desperdício dos nossos impostos.

Essa cena é corriqueira, as pastas de dentes que ganharam fizeram guerra, uns contra os outros, por aí vai… o enxague de boca, a mesma situação, as mochilas peguei não sei quantas no lixo dentro da escola, doei para quem precisava, para não poluir tão rápido a natureza.”

Já uma usuária do ensino publico disse: “Fico triste com tudo isso. Minha neta até chora para usar o uniforme que ganhou. Eu fui visitar algumas famílias em poconé e levei uns uniformes e tênis que me doaram, ficaram tão felizes. Poruqe lá eles não tem essas regalias. e é por isso que deveriam ser punidos nas escolas, quem não estiver uniformizados não entram. Era assim antigamente, quando eu estudava. Então que façam isso quero ver se não vão ter que usar.” finalizou.

Os responsaveis pelo descarte serão obviamente identificados e provavelmente punidos pelo ato rebelde.

A gravação detalha da voce confere a seguir, da play

A situação levanta questionamentos críticos sobre a eficácia dos sistemas de distribuição de materiais educativos e a necessidade de conscientização sobre a valorização do patrimônio público. A população de Cuiabá aguarda respostas e ações concretas para que episódios lamentáveis como este não se repitam.

Com Saran News