Virginia Mendes Cobra Emanuel Pinheiro por Atraso em Repasses ao Hospital de Câncer de MT
Na quarta-feira (30), Virginia Mendes, primeira-dama de Mato Grosso, cobrou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pelos atrasos nos repasses da Secretaria Municipal de Saúde ao Hospital de Câncer do Estado (HCAN), que enfrenta uma dívida de aproximadamente R$ 12 milhões. O HCAN alertou que poderia fechar as portas se os repasses não fossem regularizados.
Virginia Mendes destacou a complexidade da situação, afirmando que “o Estado já geriu a Saúde e não pode assumir responsabilidades que são do prefeito”. Ela questionou o paradeiro do dinheiro destinado ao hospital e destacou a necessidade de Emanuel Pinheiro responder pela situação.
O presidente do HCan-MT, Laudemi Moreira Nogueira, havia anunciado na semana anterior que os atendimentos poderiam ser suspensos caso não houvesse uma regularização nos pagamentos, que estão atrasados desde outubro de 2023. A unidade enfrenta dificuldades para quitar dívidas com fornecedores e salários de funcionários.
Sobre a possibilidade de o Governo de Mato Grosso assumir o hospital, Virginia Mendes explicou que “o Estado não pode assumir exclusivamente a responsabilidade por Cuiabá”, ressaltando que o prefeito foi eleito para lidar com essas questões.