Com ajuda de Cattani, Barra do Garças instala 216 câmeras de segurança e se torna a cidade mais protegida do Araguaia
Com o recurso de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), a cidade de Barra do Garças está instalando um sistema de monitoramento estratégico com 216 câmeras de vigilância para combater a criminalidade no município.
O deputado esteve na cidade no último sábado (23) participando da cerimônia de entrega das Câmeras junto com o prefeito Adilson Gonçalves (PSD). Na prática, o Governo está fornecendo o sistema de monitoramento completo ao município por meio do Programa Vigia Mais MT.
A emenda destinada por Cattani, no valor de R$ 400 mil, uma luta do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Barra do Garças, servirá para custear toda a instalação das câmeras em pontos estratégicos da cidade, que foram determinados pelas forças de segurança.
O objetivo do programa é auxiliar o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais, além de reduzir a criminalidade, otimizar os recursos e dar mais segurança para a população.
“A segurança precisa de ferramentas e hoje, na era da tecnologia, nós temos estas ferramentas através das câmeras de segurança. Isso é muito importante e em todo o Estado estão sendo distribuídas estas câmeras por meio do programa Vigia Mais MT. Aqui em Barra do Garças estamos fazendo esta muralha digital. Ninguém mais vai conseguir cometer um crime em Barra do Garças e não ser visto. Todas as pessoas que cometem crimes vão ter que desistir desta ´profissão´ ou vão ter que se mudar da cidade, porque aqui estas pessoas vão estar sendo vigiadas”, disse o deputado Cattani.
Ao todo serão instalados 216 equipamentos entre câmeras fixas e dos modelos speed domes que podem girar 360 graus e as OCRs que permitem a leitura de placas de veículos.