Governo instala 5,5 mil câmeras de videomonitoramento para reforçar segurança em escolas estaduais
A segurança nas escolas estaduais está sendo reforçada pelo Governo do Estado, com a instalação de 5,5 mil câmeras com serviço de monitoramento 24 horas. Os equipamentos fazem parte do Programa Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
Até o momento, foram colocadas 402 câmeras em 30 escolas estaduais. A primeira instituição a receber as câmeras foi a Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, localizada no Bairro Bela Vista, em Cuiabá.
O professor José Marcos de Souza destacou que a vigilância e segurança eletrônica 24 horas nas unidades escolares proporcionam mais tranquilidade para pais, alunos e professores.
“No ano passado, o sistema já estava em funcionamento e resolveu muitas situações que, sem as câmeras, seriam impossíveis de lidar. Portanto, o Governo está de parabéns por essa iniciativa. Os pais também se sentem mais seguros”, afirmou.
As imagens das câmeras são monitoradas tanto pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) quanto por um aplicativo instalado no celular do policial de plantão. O monitoramento abrange áreas de uso comum, como corredores, pátios e muros.
O coordenador do Programa Vigia Mais MT, Claudio Alvarez, explicou que o monitoramento é realizado em tempo real pelos profissionais de segurança pública e pelos funcionários da escola, incluindo professores, diretores e o secretário de Educação.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Vigia Mais MT proporciona um ambiente escolar mais seguro para estudantes e servidores. Ele ressaltou que essa iniciativa é um legado importante da atual gestão para a educação de Mato Grosso.
Lançado pelo Governo do Estado em março de 2023, o Vigia Mais MT já está presente em 115 municípios e entregou 7.500 câmeras até o momento. Em Cuiabá e Várzea Grande, já estão em operação cerca de 430 câmeras monitorando ruas, avenidas e praças.
O programa planeja entregar um total de 22 mil câmeras em todo o estado até o final deste ano, abrangendo todos os municípios de Mato Grosso.
Secom-MT