Política

Lula relata detalhes de cirurgia e acidente doméstico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre sua recuperação após passar por uma cirurgia para tratar uma hemorragia intracraniana, em decorrência de um acidente doméstico ocorrido no Palácio da Alvorada, em outubro. A entrevista foi concedida ao programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (15).

Cirurgia e estado de saúde

Lula explicou que o procedimento, chamado de trepanação, envolveu a realização de furos em sua cabeça para drenar o líquido acumulado. Durante a entrevista, o presidente tirou o chapéu e exibiu os curativos na cabeça.

– Eu tenho que esperar cicatrizar o furo que eles fizeram para tirar o líquido. Um furo para tirar o líquido, outro para jogar soro e ir lavando o cérebro. Então… Está com vários curativos na cabeça – relatou.

Ele afirmou que seguirá em São Paulo até quinta-feira (19), quando realizará uma nova tomografia para avaliar sua recuperação.

O acidente doméstico

O acidente ocorreu no dia 19 de outubro, enquanto Lula estava no banheiro do Palácio da Alvorada. Ele detalhou que se desequilibrou ao guardar um estojo de unhas, caindo de costas e batendo a cabeça na hidromassagem.

– Eu estava sentado, cortando minha unha, terminei de cortar e fui guardar o estojo. Em vez de afastar o banco, afastei a bunda e acabou o banco. Eu caí de costas e bati com a cabeça na hidromassagem – relatou.

Segundo o presidente, ele ficou momentaneamente sem conseguir mover as mãos e pernas, mas, após alguns segundos, conseguiu se levantar sozinho.

Cuidados e perspectiva

Lula afirmou que está se cuidando com responsabilidade e segue as orientações médicas para uma boa recuperação.

– Os médicos me dão tranquilidade, se eu me cuidar, vou sair dessa. Vou ficar em casa, me cuidando. Tenho muita responsabilidade e disciplina – declarou.

O presidente agradeceu o apoio recebido e afirmou que pretende retomar suas atividades assim que for liberado pelos médicos.