Mauro Mendes rescinde contrato com Consórcio BRT devido a atrasos na obra
O governador Mauro Mendes (União) anunciou, nesta quarta-feira (5), a rescisão do contrato com o consórcio responsável pelas obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande. A decisão foi tomada após reiterados descumprimentos contratuais, que resultaram na execução de apenas 18% do projeto desde o início das obras, em outubro de 2022.
Motivos da rescisão
Apesar de ter recebido os pagamentos em dia, o consórcio não conseguiu cumprir o cronograma e também falhou em honrar compromissos com fornecedores. Segundo Mendes, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) notificou a empresa mais de 50 vezes e tentou diversas alternativas antes de romper o contrato.
“O Governo irá apresentar rapidamente alternativas para garantir a continuidade da obra. O diálogo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) já está em andamento para encontrar uma solução viável”, declarou o governador.
Próximos passos
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, garantiu que as equipes técnicas já trabalham para manter o projeto em andamento com um novo ritmo de execução. O documento de rescisão detalha todas as notificações, erros e irregularidades cometidas pelo consórcio.
A empresa responsável foi formalmente notificada e tem cinco dias para apresentar sua defesa. Enquanto isso, o Governo do Estado estuda novos caminhos para garantir a conclusão da obra dentro do interesse público.