Educação

MEC Admite “Divulgação Indevida” de Resultados Provisórios do Sisu por 25 Minutos, Deixando Estudantes Frustrados

O Ministério da Educação (MEC) emitiu uma nota nesta sexta-feira, 2, reconhecendo uma “divulgação indevida de resultados provisórios” do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda não homologados, que ocorreu por 25 minutos na manhã de 30 de janeiro. O incidente causou frustração entre os estudantes, que inicialmente viram aprovação nos cursos escolhidos, apenas para serem informados posteriormente de que não haviam sido selecionados na chamada regular.

O MEC assegura que está conduzindo uma investigação rigorosa sobre o ocorrido e reitera a segurança do sistema, enfatizando que os resultados oficiais não serão alterados. Todos os candidatos têm a oportunidade de expressar interesse em participar da lista de espera até 7 de fevereiro.

O resultado do Sisu, inicialmente previsto para 30 de janeiro, foi adiado devido a problemas técnicos no sistema. Quando as listas definitivas foram finalmente divulgadas em 31 de janeiro, houve divergências em relação às classificações exibidas no dia anterior. Estudantes que haviam comemorado a aprovação viram suas posições alteradas, causando desconforto e surpresa.

A situação afetou diretamente alunos, como Clara Letícia, de 18 anos, que celebrou inicialmente a conquista de uma vaga no curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Entretanto, após a inconsistência nos resultados, ela não só perdeu a posição na primeira opção, mas também ficou impedida de participar da lista de espera devido à seleção para a segunda opção, Relações Internacionais.