“Obrigado a todos”: Papa Francisco deixa hospital após 38 dias e emociona fiéis com palavras de fé e paz
Após cinco semanas de internação no Hospital Gemelli, em Roma, o Papa Francisco recebeu alta neste sábado (30) e surpreendeu ao saudar mais de 3 mil fiéis reunidos em frente à unidade hospitalar. Foram palavras breves, mas carregadas de gratidão, fé e esperança: “Obrigado a todos”, disse o Pontífice ao aparecer na varanda do 5º andar, onde preferiu permanecer nos últimos dias da internação para ficar mais próximo do povo.
Durante a saudação, Francisco reconheceu entre os presentes a senhora Carmela Mancuso, de 78 anos, conhecida por levar todas as quartas-feiras um maço de rosas à Audiência Geral. “É uma boa pessoa”, comentou o Papa ao vê-la com flores amarelas nas mãos.
“Experimentei a paciência do Senhor”
A Santa Sé divulgou também o texto que Francisco havia preparado para o Angelus, no qual o Papa refletiu sobre a parábola da figueira estéril e fez uma ligação direta com seu período de recuperação:
“Neste longo período de recuperação, tive a oportunidade de experimentar a paciência do Senhor, que vejo também refletida na dedicação incansável dos médicos e profissionais da saúde, assim como nos cuidados e nas esperanças dos familiares dos doentes.”
O Pontífice voltou a destacar que a paciência e a confiança ancoradas no amor de Deus são fundamentais para enfrentar as dores e dificuldades da vida.
Apelo pela paz no mundo
Em seu pronunciamento, Francisco demonstrou preocupação com os conflitos armados, especialmente no Oriente Médio e na Ucrânia:
“Entristece-me a retomada dos pesados bombardeios israelenses na Faixa de Gaza… Peço que as armas se calem imediatamente e que se tenha a coragem de retomar o diálogo. […] Imploramos pelo fim das guerras e pela paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano, em Mianmar, no Sudão e na República Democrática do Congo.”
Ele também celebrou o avanço diplomático entre Armênia e Azerbaijão, que finalizaram o texto de um acordo de paz.
Flores, bênção e retorno ao Vaticano
Antes de retornar ao Vaticano, o Papa fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior, onde depositou as flores que recebeu de Carmela diante do ícone da Salus Populi Romani, como sinal de agradecimento pela sua recuperação.
Com semblante sereno, Francisco fez questão de abençoar os fiéis apenas com as mãos e saudou pessoalmente os guardas no portão de entrada do Vaticano, antes de seguir para a Casa Santa Marta.
Agora, em recuperação em casa, o Papa segue com uma agenda reduzida e pede que os fiéis continuem rezando por ele:
“Com tanta paciência e perseverança, vocês continuam a rezar por mim: agradeço-lhes muito! Eu também rezo por vocês.”