Observatório Nacional Transmitirá Eclipse Total do Sol ao Vivo na Segunda; Saiba como Acompanhar Pela Internet
O eclipse total do Sol que ocorrerá na segunda-feira (8) não será visível no Brasil, mas poderá ser acompanhado através da transmissão ao vivo realizada pelo Observatório Nacional (ON) a partir das 12h30, pelo seu canal no YouTube. Durante a transmissão, os espectadores poderão observar todas as fases parciais do eclipse até o momento em que houver o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol. No entanto, a visibilidade dessas fases dependerá das condições climáticas em cada localidade.
É importante ressaltar que a observação direta do Sol durante um eclipse nunca é segura sem a proteção adequada, pois pode causar danos permanentes à visão, incluindo a queima da retina. Óculos de sol comuns, chapas de raio-X, lentes, binóculos, telescópios ou qualquer instrumento óptico sem os filtros corretos não oferecem proteção suficiente e não devem ser usados para observar o Sol durante um eclipse. O Observatório Nacional recomenda o uso de filtros solares apropriados e limitar o tempo de observação direta a cerca de 20 segundos para garantir a segurança ocular.
Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil estão previstos para ocorrer em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. No entanto, o próximo eclipse solar total visível no Brasil está programado para 12 de agosto de 2045, com o ápice previsto para ocorrer às 16h19. Após esse evento, o próximo eclipse total visível no Brasil está previsto para ocorrer apenas em 2125.
Além do eclipse solar, outros eventos astronômicos interessantes estão previstos para abril deste ano, incluindo a Super Lua Nova no dia 8 e uma chuva de meteoros que atingirá o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.