Quem é Nelson Barbudo, o deputado que vai assumir a vaga de Amália Barros
Com a triste notícia do falecimento da deputada federal Amália Barros (PL-MT), aos 39 anos de idade, na madrugada deste domingo (12), quem assume sua cadeira na Câmara dos Deputados será o primeiro suplente, o ex-deputado Nelson Ned Previdente, mais conhecido como Nelson Barbudo (PL-MT).
Barbudo, de 64 anos, é agricultor e já ocupou o cargo de deputado federal pelo PSL na legislatura de 2019 a 2022, quando se tornou o parlamentar federal mais bem votado de Mato Grosso, com mais de 126 mil votos nas eleições de 2018 aproveitando a popularidade de Jair Messias Bolsonaro. Apesar disso, não conseguiu se reeleger em 2022, ficando na primeira cadeira da suplência com cerca de 53 mil votos, redução de 58% dos votos.
Durante seu mandato, apresentou diversos projetos de lei, incluindo propostas relacionadas à caça de animais silvestres, proibição do uso da nomenclatura “carne” em alimentos não provenientes de animais, e limitação de valores de multas ambientais, todos ainda em tramitação na Câmara dos Deputados.
Como líder na bancada ruralista, Barbudo também apresentou projetos que propunham revisões na demarcação de terras indígenas, com alterações no Estatuto do Índio.
Um episódio marcante foi um embate com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) durante uma reunião da Comissão de Meio Ambiente, quando pediu que ela ficasse “quietinha e pianinha”. Esse incidente ocorreu em dezembro de 2021, durante a discussão de um de seus projetos sobre caça esportiva de animais silvestres, sendo Tabata Amaral acusando-o de machismo, algo negado por Barbudo.
A posse de Nelson Barbudo em Brasília ainda não tem data definida. Amália Barros estava internada desde o dia 1º de maio e faleceu após uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas.