Ação integrada entrega mil cartilhas e fortalece combate à violência contra a mulher em Várzea Grande
O trabalho conjunto entre a Assessoria do Deputado Estadual Gilberto Cattani, o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Várzea Grande e diversas instituições marcou a 3ª edição do projeto Cultura pela Paz, realizada neste sábado (29), no bairro Solares do Tarumã. Um dos principais destaques da ação foi a entrega de mil cartilhas educativas, doadas pelo Ministério Público, com orientações para prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
O material, voltado especialmente ao público feminino, traz informações sobre os tipos de violência, canais de denúncia e formas de buscar ajuda. A proposta é encorajar as mulheres a romper o silêncio e se fortalecerem com apoio da rede de proteção e segurança pública.
A ação contou com a participação ativa da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Polícia Militar (RAIO, Bope, Cavalaria e Ambiental), Polícia Civil, Gefron, Ciopaer, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária. A integração entre instituições públicas e sociedade civil organizada mostra o compromisso com a prevenção e o cuidado com a população.
Autoridades também marcaram presença no evento: o Deputado Federal José Medeiros (PL), o Vereador Samir Katamura (PL), o Secretário de Governo Dito Lucas (representando a prefeita Flávia Moretti), o Major Bruno Kawarara (representando a SESP) e Rozivaldo Nesbal (representando o Deputado Gilberto Cattani).
Moto clubes parceiros realizaram uma motociata saindo do distrito da Passagem da Conceição até o local do evento. Além de levarem mensagens de paz, os motociclistas distribuíram pipoca, algodão-doce e doces às crianças, contribuindo com o clima de alegria e integração comunitária.
O projeto Cultura pela Paz é viabilizado por emenda parlamentar do Deputado Gilberto Cattani e já atendeu oito municípios em 2024. Para o próximo ano, o parlamentar pretende dobrar esse número, levando ações preventivas e educativas para mais regiões do estado.
“O combate à violência começa com a informação, a presença do Estado e o acolhimento. Essa união de esforços mostra que juntos podemos transformar realidades e salvar vidas”, destacou o deputado Cattani.
A 3ª edição do Cultura pela Paz reafirma o poder das ações integradas na construção de uma sociedade mais segura, justa e com respeito à dignidade da mulher.

