Cidades

Projeto “Natação para Todos” é lançado e levará aulas gratuitas a crianças em situação de vulnerabilidade em Cuiabá

Foi lançado na manhã deste sábado (29), no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército Brasileiro, em Cuiabá, o projeto social Natação para Todos. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação –, vai oferecer aulas gratuitas de natação para 50 crianças em situação de vulnerabilidade social, moradoras da região Oeste da capital.

O objetivo do projeto é muito mais do que ensinar técnicas de nado: trata-se de uma ação de inclusão, promoção de saúde e segurança aquática, com impacto direto no desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, com turmas divididas nos períodos matutino e vespertino, ao longo de seis meses de atividades.

A idealizadora e coordenadora do projeto, Tatiane Regenold, destacou que o esporte pode transformar vidas e que a natação, especificamente, tem potencial de salvar vidas. “A cada dia, cerca de 5 a 10 crianças morrem vítimas de afogamentos no Brasil. Ensinar a nadar é, antes de tudo, prevenir tragédias e oferecer dignidade”, disse.

Com mais de 15 anos de experiência em Educação Física e uma trajetória pessoal marcada pela vivência no meio esportivo, Tatiane se inspirou no percurso dos próprios filhos como atletas em um projeto social para criar a iniciativa.

Apoio institucional

O projeto conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Gilberto Cattani. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os que tratam de redução das desigualdades e parcerias para implementação de políticas públicas.

“Queremos criar um ambiente seguro onde essas crianças possam se desenvolver, aprender e se divertir, longe das ruas e próximos de valores como disciplina, autoestima e cidadania”, reforçou Tatiane.

Para mais informações, o projeto disponibiliza o número (65) 99600-8404 e os perfis no Instagram: @natacao_para_todos e @institutoincamt.