Autor: Luiz Henrique Menezes

Polícia

Mãe e filho responsáveis por homicídios de idosos em Peixoto de Azevedo são presos pela Polícia Civil

Autores foram localizados em uma fazenda de difícil acesso a aproximadamente 180 quilômetros da cidade

A | A

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Peixoto de Azevedo, cumpriu na tarde desta terça-feira (23.04), os mandados de prisão preventiva contra mãe e filho apontados como autores dos homicídios que vitimaram dois idosos no último domingo (21.04), no município.

Inês Gemilaki e seu filho Bruno Gemilaki Dal Poz estavam em uma fazenda de propriedade da família, localizada na BR -060, a 180 quilômetros de Peixoto de Azevedo. O local é distante da cidade é de difícil acesso, com mais de 85 quilômetros de estrada de chão.

Mãe e filho, identificados como autores do duplo homicídio, já estavam com os mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça após representação feita pela delegada responsável pelas investigações, Anna Paula Marien.

As prisões ocorreram após a advogada da família procurar a equipe da Polícia Civil para comunicar a intenção dos seus clientes de entregar e solicitar o acompanhamento até a fazenda, onde estavam escondidos.

Na propriedade foi dado cumprimento aos mandados de prisão contra os investigados, porém ainda não foram localizadas as armas de fogo e nem a camionete Ford Ranger, utilizadas no dia do crime.

Mãe e filho foram conduzidos para a Delegacia de Peixoto de Azevedo, onde serão interrogados ainda nesta terça-feira (23).

Os outros dois envolvidos no crime, Márcio Ferreira Gonçalves (marido de Inês e padrasto de Bruno) e o seu irmão Eder Gonçalves Rodrigues, também foram presos na manhã desta terça-feira (23), em uma residência no município de Alta Floresta.

Crime

O duplo homicídio que vitimou Pilson Pereira da Silva, de 80 anos, Rui Luiz Bolgo, de 68 anos, ocorreu durante um almoço no domingo (21.04), em uma residência no bairro Alvorada em Peixoto de Azevedo.

Na ocasião, três pessoas armadas (Inês, Bruno e Eder) invadiram a confraternização e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingido três vítimas, sendo que duas delas não resistiram aos ferimentos e foram a óbito no local. A terceira vítima, padre da cidade, foi socorrida e conseguiu sobreviver aos ferimentos

As investigações apontam que o crime na verdade tinha como alvo o dono da residência onde ocorria a confraternização, que teria feito ameaças públicas contra os investigados, em razão de um processo referente a um contrato de aluguel.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Economia

Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

Interessados devem procurar a unidade mais próxima dentre os 35 postos do Sine-MT, instalados em 31 municípios do Estado

O Sine tem 35 postos instalados em 31 municípios do Estado. – Foto por: Ascom Setasc-MTO Sine tem 35 postos instalados em 31 municípios do Estado.

A | A

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza, nesta semana, 2.787 novas oportunidades de trabalho.

Em Cuiabá e Várzea Grande são 293 vagas. As áreas de atuação são diversas, sendo que o maior número de vagas são de pedreiro (27), ajudante de carga e descarga de mercadoria (23), auxiliar de limpeza (22), motorista de automóveis (20), motorista entregador (16), operador de caixa (12), motorista de ônibus urbano (11) e mecânico de motocicletas (10). Também há vagas para vendedor interno (7), operador de telemarketing (5), técnico em eletromecânica (5), atendente de lanchonete (4), estoquista (3), azulejista (2), auxiliar de logística (2), professor de Língua Portuguesa (1), professor de Matemática no Ensino Médio e carpinteiro (1).

Ainda em Cuiabá e Várzea Grande, são ofertadas 42 vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD), entre elas: frentista (10), operador de caixa (10), atendente de lavanderia (5), repositor de mercadorias (5), auxiliar de limpeza (2), atendente de bar (1), recepcionista atendente (1) e atendente de lanchonete (1).  

Em Diamantino (183 km de Cuiabá), estão disponibilizadas 527 oportunidades de emprego nas áreas de: operador de processo de produção (200), retalhador de carne (150), desossador (100), motorista carreteiro (15), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (11), operador de empilhadeira (10), cozinheiro geral (6), servente de obras (4), farmacêutico (1) e garçom (1).

No município de Sinop (475 km de Cuiabá), a oferta é de 278 vagas, em funções como auxiliar de linha de produção (42), consultor de vendas (22), ajudante de eletricista (12), auxiliar administrativo (10), pintor de obras (10), servente de pedreiro (10), ajudante de estruturas metálicas (8), vendedor interno (7), eletricista de instalações (3), operador de secador (produtos agrícolas) (2), agende de segurança (2), assistente de prevenção de perdas (2), fonoaudiólogo geral (1), psicólogo hospitalar (1), motorista de caminhão-guincho pesado com munk (1) e atendente de padaria (1).

O município de Primavera do Leste (239 km de Cuiabá) disponibiliza 262 vagas, dentre elas: trabalhador da avicultura de postura (65), auxiliar de expedição (65), ajudante de obras (20), vendedor em domicílio (15), corretor de imóveis (15), pedreiro (10), operador de máquinas agrícolas (4), perfurador de poços artesianos (3), porteiro (1), atendente balconista (1), mecânico diesel (exceto de veículos automotores) (1), estoquista (1) e caseiro (1).

As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas. A lista completa e atualizada pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.

Os interessados devem procurar a unidade mais próxima, dentre os 35 postos do Sine-MT instalados em 31 municípios do Estado, com os documentos pessoais e o comprovante de residência.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, facilitando os trâmites do atendimento.

Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é das 10h às 18h.

CidadesPolítica

Produtora premiada com melhor queijo do mundo é impedida de receber honraria em Câmara de Mutum – Vídeo

A produtora de queijo Raquel Cattani, moradora do Pontal do Marape, na zona rural de Nova Mutum, que neste mês foi premiada com medalhas de ouro e super ouro no 3º Mundial do Queijo, foi impedida de ser homenageada com uma moção de aplausos na Câmara do município em sessão realizada nesta segunda-feira feira (22).

A moção de aplausos proposta pelo vereador Elenilson Tilit (PL), em reconhecimento à produtora por trazer para Nova Mutum o título de produzir um dos melhores queijo do mundo foi rejeitada de forma autoritária pelo presidente da Câmara, José da Paixão (União).

De acordo com o presidente, a produtora não pôde ser homenageada para que não seja feito ‘politicagem’ na Câmara Municipal.

O presidente também decidiu de forma arbitrária que a propositura será votada em plenário somente no mês de outubro, após a eleição.

“A produtora Raquel recebeu medalhas de ouro e super ouro, trazendo notoriedade para Nova Mutum, mas infelizmente a honraria foi censurada pelo presidente da casa”, disse Tilit.

Raquel Cattani, uma das cinco mato-grossenses premiadas no 3º Mundial do Queijo em São Paulo é filha do deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

O vereador Elenilson Tilit, autor da propositura anunciou no início deste mês que é pré-candidato à prefeitura de Nova Mutum.

O pré-candidatura do parlamentar recebeu inclusive, apoio do deputado Cattani, assim como do deputado federal Eduardo Bolsonaro e do ex-presidente Jair Bolsonaro durante visita de ambos à Mato Grosso na semana passada.

EconomiaPolítica

Estabelecimentos comerciais devem informar consumidores sobre substituição de produtos lácteos por similares

Direito à informação deve ser assegurado ao consumidor, tanto por quem fabrica quanto por quem comercializa o produto

Solange Wollenhaupt | Setasc-MT

Reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite, na Assembleia Legislativa. – Foto por: João Reis/Setasc-MTReunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite, na Assembleia Legislativa.

A | A

O Procon de Mato Grosso debateu, nessa segunda-feira (22.04), a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no Estado informarem aos consumidores sobre a substituição de queijo e/ou outros lácteos por produtos análogos. A determinação está prevista na  Lei Estadual (nº 11.396/2021) e foi pauta da reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite de Mato Grosso, na Assembleia Legislativa.

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, destacou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece o direito à informação como um direito básico do consumidor, e que a lei estadual complementa a legislação federal, reforçando o direito à informação, e protegendo e defendendo o consumidor, que é o elo mais vulnerável nas relações de consumo. Supermercados, fabricantes, restaurantes e lanchonetes deverão prestar as informações sempre que houver substituição de lácteos por produtos similares.

De acordo com a secretária, o direito à informação deve ser assegurado ao consumidor, tanto por quem fabrica quanto por quem comercializa o produto.

“Não se trata de coibir a venda de nenhum tipo de mercadoria, mas de garantir que o consumidor tenha informação sobre que está comprando e possa exercer seu direito de escolha. A intenção do Procon é sempre harmonizar as relações de consumo”, pontuou Márcia.

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite de Mato Grosso, deputado Gilberto Cattani, também salientou que o objetivo da Lei Estadual não é coibir a comercialização dos produtos análogos aos lácteos, ou de multar os fornecedores, mas sim conscientizar a população sobre as diferenças entre os dois tipos de mercadoria.  

“Nossa intenção é dar ciência da lei aos setores envolvidos para depois cobrar sua aplicação no Estado. Também queremos que os produtos estejam separados e identificados nos estabelecimentos que os comercializam, como nos supermercados, por exemplo, para que o consumidor consiga identificar facilmente o que é produto lácteo e o que parece derivado do leite, mas não é”, ponderou o deputado.   

O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso (Sindilat-MT), Antônio Borelli, lembrou que muitas vezes o consumidor adquire produtos similares aos lácteos por causa do preço, mas desconhece sua composição.

“Esses alimentos sintéticos contêm muita gordura trans, gordura vegetal hidrogenada e amido, substâncias que podem prejudicar a saúde. Queremos que os consumidores tenham as informações sobre os produtos para que possam fazer escolhas conscientes”, enfatizou.

Lei Estadual

A Lei Estadual Nº 11.396/2021 prevê que os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício devem informar em local de fácil visualização – em cardápios ou por meio de cartazes, por exemplo – se utilizarem produtos análogos ao queijo/requeijão/produtos lácteos no preparo dos alimentos, trazendo a expressão “Este produto não é queijo/requeijão”.

Os estabelecimentos também devem disponibilizar todas as informações nutricionais e os ingredientes do produto utilizado, deixando claro quando ele contiver adição de substâncias como gordura vegetal hidrogenada, amido e amido modificado, possibilitando a verificação do produto pelo consumidor.
De acordo com a legislação estadual, em caso de descumprimento, os estabelecimentos comerciais poderão ser penalizados com advertência e, em caso de reincidência, com multa e interdição. As penalidades serão aplicadas de acordo com a gravidade do fato e capacidade econômica do infrator.

Esportes

CUIABÁ DESEMBARCA EM LIMA PARA SEXTO JOGO SEGUIDO FORA DE CASA

A delegação do Cuiabá desembarcou no fim da manhã deste domingo (21) em Lima, capital do Peru, para a disputa do jogo contra o Deportivo Garcilaso-PER, terça-feira, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. A equipe deixou Porto Alegre no início da manhã após o revés para o Grêmio, pelo Brasileirão. 

Será o sexto jogo seguido fora de casa do time auriverde entre Mato-grossense, Copa Verde, Brasileirão e Copa Sul-Americana. 

O elenco permanece em Lima até terça-feira pela manhã, quando embarca para Cusco, cidade que recebe o duelo pela Copa Sul-Americana, às 20h (de MT), no estádio Garcilaso de la Vega. Ao desembarcar na cidade, o time vai direto para o hotel onde fica concentrado até momentos antes do duelo. A altitude em Cusco é de 3.399 metros.

Nesta segunda-feira, o grupo realiza treinamento apronto no estádio do Sporting Crystal, em Lima, quando o auxiliar-fixo Luiz Fernando Iubel define a equipe para o confronto.

O zagueiro Alan Empereur virou baixa após sofrer pancada na cabeça ainda na primeira etapa do duelo contra o Grêmio. Acompanhado do médico do clube, Ângelo Bortoli, realizou exame de tomografia em um hospital de Porto Alegre e foi liberado após o exame não apresentar sinais de gravidade. O atleta retornou para Cuiabá para seguir o protocolo de concussão. Ele será reavaliado diariamente para que possa voltar aos treinamentos.

Agenda do Dourado

Domingo (21) – Desembarque em Lima
Segunda (22) Treino no CT do Sporting Crystal pela manhã
Terça (23) – Embarque para Cusco pela manhã. À noite, duelo contra o Deportivo Garcilaso
Quarta (24) – Retorno para Cuiabá

CidadesPolícia

Força Tática prende dois homens em flagrante por tráfico de drogas em Sapezal

Suspeitos foram presos em duas ocorrências registradas neste sábado (20), no município.

Equipes da Força Tática do 7º Comando Regional prenderam dois homens, de 29 e 21 anos, pelo crime de tráfico ilícito de drogas, em duas ocorrências registradas neste sábado (20.04), em Sapezal. Nas ações, a Polícia Militar apreendeu porções de substâncias análogas à maconha e cocaína.

Por volta de 17h30, a Força Tática recebeu denúncia sobre um ponto de venda de drogas, no bairro Popular. Os militares se deslocaram até o endereço informado e localizaram um suspeito pelas proximidades. Em revista ao homem, a PM encontrou 10 porções de maconha e a quantia de R$ 50,00, dentro de seus bolsos. 

Questionado pelos policiais, o homem confessou a venda das drogas e informou que dentro de sua casa, denunciada anteriormente, havia mais entorpecentes. Os policiais retornaram ao imóvel, localizaram mais 26 porções e 1 tablete da mesma droga e deram voz de prisão ao suspeito.


 

Na segunda ocorrência registrada, por volta de 22h30, os militares receberam denúncias de um homem que estava fazendo a venda de drogas, no bairro Cidezal 2. No local, os policiais flagraram dois suspeitos saindo da residência e tentando fugir depois de  verem as viaturas da Força Tática.

Um dos criminosos pulou o muro de residências vizinhas e não foi encontrado, enquanto o outro foi detido dentro da casa. Com ele, a PM encontrou a quantia de R$ 50,00, que o homem disse ser da venda das drogas.

Ainda na casa do suspeito, foram encontrados 33 porções de cocaína, cinco porções e um tablete de maconha, um comprimido de ecstasy e balanças de precisão e materiais para embalagem dos entorpecentes. O suspeito também recebeu voz de prisão em flagrante.

Os dois presos foram entregues para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro do boletim de ocorrência e as demais providências que o caso requer.

CidadesPolícia

Tragédia em Peixoto de Azevedo: Mãe e Filho Atacam Residência e Assassinam Dois Idosos, Deixando Padre Ferido

Uma mãe e seu filho chocaram a pequena cidade de Peixoto de Azevedo neste domingo (21), ao invadir uma residência e perpetrar um ato violento que resultou na morte de dois idosos, de 65 e 71 anos. Além disso, um padre presente na casa também foi ferido durante o ataque. Câmeras de segurança registraram o terrível acontecimento.

As imagens revelam o momento em que a mulher, armada, entra na residência, onde pelo menos oito pessoas se encontravam, e inicia os disparos. Posteriormente, os suspeitos são vistos fugindo do local, portando armas de fogo.

Outro indivíduo, supostamente o marido da mulher, também é suspeito de envolvimento nos assassinatos, aguardando do lado de fora da casa para auxiliar na fuga dos criminosos, conforme informações fornecidas pela polícia.

As autoridades policiais apontam que o motivo do crime pode estar relacionado a um desacordo comercial, mas as investigações seguem em andamento para esclarecer todos os detalhes desse terrível episódio.

Polícia

Policial Militar Impede Tentativa de Suicídio em Viaduto de Cuiabá

No sábado (20/04), os policiais militares do Grupo de Apoio da 21ª CIPM demonstraram bravura ao salvar a vida de um homem que tentava pular de um viaduto no Despraiado, em Cuiabá.

O Soldado Reinaldo conseguiu evitar a tragédia ao dialogar com o rapaz, segurá-lo e afastá-lo da mureta do viaduto. A rápida ação da equipe de policiais evitou uma fatalidade.

O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados imediatamente para prestar assistência ao rapaz.

O CVV – Centro de Valorização da Vida, que oferece apoio emocional e auxilia na prevenção do suicídio, está disponível para atendimento voluntário e gratuito pelo telefone 188, com total sigilo.

Entretenimento

Sesc-MT promove concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Guilherme Arantes

A Orquestra Sinfônica da UFMT abre a temporada de apresentações de 2024 no próximo domingo (21), com o cantor e compositor Guilherme Arantes. Durante o espetáculo, que será realizado no Parque das Águas, às 18h, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) arrecadará alimentos não perecíveis, exceto sal, para distribuir a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade por meio do projeto Sesc Mesa Brasil.

“A população poderá contribuir com o ingresso solidário, no valor de 1 kg de alimento não perecível, exceto sal, por pessoa que for prestigiar o concerto. As doações que chegam ao Sesc Mesa Brasil são direcionadas a organizações sociais da região, então será um grande gesto de solidariedade”, explica o presidente do Sistema Comércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

O repertório do concerto incluirá vários sucessos de Guilherme Arantes, como “Planeta Água”, “Cheia de Charme” e “Meu Mundo e Nada Mais” que ganharão ainda mais vida em conjunto com a Orquestra Sinfônica da UFMT. O evento faz parte das comemorações dos 305 anos de Cuiabá.

Em 2024, a Orquestra Sinfônica da UFMT completa 45 anos representando Mato Grosso em diversos festivais pelo Brasil e no mundo. Atualmente, o conjunto é regido pelo maestro Fabrício Carvalho, que no último mês foi empossado como membro imortal da Academia Mato-grossense de Letras.

O cantor e compositor Guilherme Arantes possui uma trajetória artística repleta de sucessos, colaborações memoráveis e uma habilidade excepcional no piano. Considerado precursor da música new wave, ele assinou a que é considerada a primeira música desse gênero no Brasil, a canção “Perdidos na Selva”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) também estará presente no evento ofertando serviços de saúde à população. No local, alunos e instrutores do curso de técnico em Enfermagem farão exames de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e ofertarão orientações em saúde.

O Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Guilherme Arantes é promovido pelo Sistema Comércio Mato Grosso, por meio do Sesc-MT, pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). O apoio cultural é oferecido pela Fundação Uniselva e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO

Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Guilherme Arantes

Quando: Dia 21 de abril (domingo), às 18h

Onde: Parque das Águas (Av. Hermina Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT)

Ingresso solidário: 1 kg de alimento não perecível por pessoa, exceto sal

Cidades

Tentativa de Suicídio em Viaduto de Cuiabá Resulta na Morte de Bombeiro Militar

Lúcio Leonídio de Amorim, um bombeiro militar reformado de 59 anos, faleceu após se jogar do viaduto sobre a Avenida Miguel Sutil, próximo à rodoviária de Cuiabá. O trágico incidente ocorreu por volta das 14h30 de sexta-feira (19), e vídeos gravados por transeuntes capturaram o momento da queda.

Amorim foi imediatamente levado ao Hospital Municipal, ainda na tarde de sexta-feira, relatos indicavam que ele apresentava sinais de traumatismo craniano. Mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. A corporação dos Bombeiros publicou nota de pesar lamentando a morte de Lúcio.