CidadesEntretenimentoMundoPolíciaVariedadesVideos

Concurso denuncia violência simbólica em comentários de youtuber contra Miss Universo Trans

Luanna Isabelly, vencedora brasileira, reporta o incidente à Polícia Civil após transmissão ao vivo atingir mais de 1,5 milhão de espectadores.

O Miss Universe Trans Brasil, responsável pela seleção das candidatas brasileiras para a competição global, emitiu uma nota de repúdio contra os comentários do youtuber americano Darren Jason Watkins Jr., conhecido como IShowSpeed, durante uma transmissão ao vivo com Luanna Isabelly, vencedora brasileira do título em 2023.

O incidente ocorreu durante o Carnaval, em um camarote nos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro, quando Darren, em tom de brincadeira, referiu-se a Luanna como possivelmente sendo um impostor. A organização do concurso lamentou que um momento que deveria ser de celebração e inclusão se transformasse em um exemplo doloroso de violência simbólica e psicológica enfrentada por muitas pessoas trans diariamente.

Durante a transmissão, IShowSpeed questionou a idade de Luanna, que respondeu ter 28 anos. O youtuber repetiu a idade dela várias vezes, alterando sua voz, e fez o comentário: “This might be an impostor among us” (talvez exista um impostor entre nós, em inglês).

A live, que atingiu a marca de 1,5 milhão de acessos, levou Luanna a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro, na quinta-feira (15). O G1 tentou contato com a Polícia Civil do RJ, mas não obteve retorno até o momento.

Confira o vídeo abaixo: